sexta-feira, 28 de maio de 2010

Diversidade Cultural - Movimento

JOGOS

Os jogos sempre constituíram uma forma de atividade do ser humano, no sentido de ao, mesmo tempo, recrear e de educar. A relação entre o jogo e a educação são antigas, Gregos e Romanos já falavam da importância do jogo para educar a criança. A partir do século XVIII quando se expande a imagem da criança como um ser distinto do adulto, o brincar destaca-se como típico da idade. Assim, as brincadeiras acompanham a criança e as instituições infantis. Nesse período da vida da criança, são relevantes todos os aspectos de sua formação, pois como ser bio-psico-social-cultural ela dá os passos definitivos para uma futura escolarização e sociabilidade adequadas, como membro do grupo social a que pertence.O jogo e a brincadeira são por si só, uma situação de aprendizagem.

Tanto o brinquedo como o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade, assim o brincar é uma necessidade básica como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação; além de ajudar a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

O QUE É JOGO?

Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se pronuncia a palavra jogo, cada um pode entendê-la de modo diferente. Pode-se estar falando de jogos políticos, de adultos, crianças, animais ou amarelinha, xadrez, adivinhas, contar estórias, brincar de “mamãe e filhinha”, futebol, dominó, quebra-cabeça, construir barquinho, brincar na areia e uma infinidade de outros.

MAMÃE, POSSO IR? - Brincadeira originária do Rio Grande do Sul

Uma criança é escolhida para ser a mãe e as outras serão filhas.

De uma distância é estabelecido o seguinte diálogo:

- Mamãe, posso ir?

- Pode.

- Quantos passos?

- Três, de elefante.

A criança dá três grandes passos em direção à mãe.

Outra criança repete.

- Mamãe, posso ir?

- Pode.

Quantos passos?

Dois de cabrito.

Dá dois passos médios em direção à mãe.

- Mamãe, posso ir?

- Pode.

Quantos passos?

Quatro de formiga.

Quatro passos diminuídos à frente.

A primeira das filhas que atingir a mãe assume o posto.

Sugestão de atividade:

1. Contexto Escolar

· Idade: a partir de 4 anos.

· Tempo estimado: 40 minutos.

2. Conteúdo

· brincadeiras de diferentes regiões (diversidade cultural)

3. Objetivos

· Conceitual: Desenvolver a noção de espaço (lateralidade);

· Atitudinal: auto-controle.

· Procedimental: respeitar as regras da brincadeira.

4. Procedimentos

· apresentação da brincadeira na roda de conversa;

· apresentação das regras da brincadeira;

· o ato de brincar.

5. Avaliação

· Avaliar através da desenvoltura das crianças na brincadeira (atitudinal, conceitual, procedimental) Exemplo: respeitaram as regras da brincadeira, conseguiram desenvolver as atitudes esperadas.

· Avaliação conjunta dos alunos e da professora sobre a brincadeira realizada em uma roda de conversa.

Referência:

http://ivivendoeaprendendo.blogspot.com/2007/10/brincadeiras-populares.html

JOGO DO CARACOL – brincadeira realizada na região sudeste

Material: Um tabuleiro, dois dados e fichas de duas cores.

Meta: Ser o primeiro a preencher o tabuleiro.

Regras:

1. Cada equipe escolhe uma cor de fichas. As equipes jogam alternadamente.

2. Cada equipe, na sua vez, lança dois dados e calcula a soma dos pontos obtidos e coloca uma de suas fichas na casa correspondente ao resultado da adição no tabuleiro.

3. Se a equipe já possuía uma ficha naquela casa, então passa a vez. Porém, se a ficha for da equipe adversária, coloca-se a ficha na mesma casa ao lado da outra.

4. Caso uma equipe faça os cálculos errados, e o adversário apontar o erro antes de sua jogada, este tem o direito de retirar uma ficha qualquer do adversário.

5. Ganha a equipe que preencher o tabuleiro com peças suas em todas as casas em primeiro lugar.

Conceitos trabalhados: Raciocínio, lógica, adição, obediência às regras do jogo.

Para conhecer outras brincadeiras e jogos, consulte também:

Brincadeiras – Diferentes Regiões - http://www.nepsid.com.br/brincadeiras/mapa.htm

Jogos e Brincadeiras Descritas - http://multiplicandosaberesatravesdastics.pbworks.com/Jogos+e+Brincadeiras+descritas

DANÇA

A dança tem uma função pedagógica específica na escola que se traduz na criação de movimentos criativos e de livre expressão da criança. Uma das finalidades da dança na escola é permitir à criança evoluir em relação ao domínio de seu corpo, para desenvolver e aprimorar suas possibilidades de movimentação, descobrindo novos espaços, formas, superação de suas limitações e condições para enfrentar novos desafios em termos motores, sociais, afetivos e cognitivos. No processo educacional, a dança não se resume à aquisição de habilidades, mas contribui para o desenvolvimento das potencialidades humanas e da relação com o mundo.

A dança é uma forma de integração e expressão, tanto individual quanto coletiva, em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. Todos os tipos de dança envolvem movimento, energia, ritmo e criação. Movimento é a ação dos bailarinos quando usam o corpo para criar formas ordenadas; a energia fornece a força necessária para executar o movimento; ritmo é o padrão de tempo em torno do qual se realiza o movimento e a criação está relacionada com a forma visual apresentada pelo movimento do corpo do bailarino.

Sugestão de atividade - Dança Criativa

A professora apresenta às crianças algumas músicas e juntas deverão escolher uma para criarem uma coreografia. Após a escolha da música, cada criança deve criar um passo e ensinar às outras crianças. A criança-autora deverá ajudar sem intervenção da professora.

Depois juntar todos os passos e colocar na música. Propor aos alunos que ensaiem para apresentar às outras turmas ou para os pais.

20 comentários:

  1. É muito interessante falar-se do jogo, ja que a criança, muitas vezes, se expressa através dele; assim, nós educadores podemos conhecer seu mundo, sua fala mais sincera. Esses jogos regionais me chamaram atençao pelo fato de eu conhecer. Com o primeiro jogo, pode-se trabalhar muito bem noçoes de matemática, facilitando os conceitos dados em sala de aula. O mesmo acontece com o jogo do caracol, porém com diferentes conceitos (o de soma, por exemplo).
    Fiquei curiosa em saber sobre jogos de outras regiões...
    Um abraço,
    Katherine Gatos

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  2. O brincar é muito importante para a criança,e para quem já trabalha em sala de aula sabe o quanto é gostoso ensinar brincando. Além disso, esse artigo me faz refletir o quanto as brincadeiras e os jogos de hoje "foram modernizados" (brincadeira do RS) é essencial para nós e principalmente para as crianças, o trabalho de resgatar as brincadeiras e os jogos tradicionais.

    Márcia Saccomani

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  3. Muito legal a proposta de jogos neste processo de alfabetização. Acho interessante, porque através destas brincadeiras as crianças estabelecem algumas relações e hipóteses que ajudam a resolver possíveis problemas em seu cotidiano. E nós sabemos muito bem, o quanto é gostoso ensinar brincando e as possibilidades que essas atividades dão para as crianças mostrarem as linhas de raciocínio delas. Na maioria das vezes as crianças mostram muito mais das suas habilidades quando estão descontraídas do que quando estão em um clima de aula ou avaliação. Acho também muito legal reviver brincadeiras antigas e usar da música como instrumento de ensino.
    Parabéns pela idéia NA5!

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  4. Nossa que interessante esse post, pois para mim a educação, evolução e transformação do indivíduo, é um contínuo aprendizado, a dança na escola proporciona oportunidades para que o aluno possa desenvolver todos os seus domínios. A brincadeira é fundamental no processo de desenvolvimento da criança, pois tem como parâmetro o lúdico que faz toda diferença nessa caminhada educacional. Achei plenamente coerente e de acordo com nossa proposta sobre educar. Parabéns meninas

    Vanessa NA5

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  5. Esse trabalho é muito interessante, pois hoje hà uma questão que preocupa-me muito é o modo como estão adaptando a nova lei com relação ao ensino de nove anos, então manter e saber trabalhar todas as questões que envolve o lúdico e o movimento do corpo é o maior desafio nas escolas de hoje.È sabemos que é plenamente possível trabalhar com conteúdos através do lúdico.Parabéns

    TAtiane

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  6. Parabéns Meninas ! O Post está muito bem escrito e as propostas de atividades são muito boas. Este intercâmbio de jogos e dança na escola além de auxiliar no desenvolvimento motor e lógico da criança, estimula a sua interação com os colegas e promove o aprendizado de forma lúdica. Achei interessante também, trazer às crianças brincadeiras de outras regiões do Brasil, seria um projeto maravilhoso para ser desenvolvido em qualquer escola.

    Beijos,

    Isabel Maschio Hammoud

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  7. Nosso trabalho ficou bem interessante, só acho que podemos num outro momento rever algum conceito sobre as atividades proposta.
    Mas penso que nosso espaço educativo ficou muito interessante e que nós educadores possamos valorizar mais a cultura e a produção cultural da infância.
    Acredimos que a infância produz cultura? Se sim, podemos ir mais fundo na nossa proposta pedagógica, né?
    Que a sala de aula seja contagiads pelo brincar e pelo acumulo cultural da diversidade brasileira

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  8. O nosso blog ficou completo e o mais importante é que vai ser muito útil para outros pedagogos porque tem muitas informações e sugestões para a prática na sala de aula e fora dela também. É claro que devemos sempre atualizá-lo e aperfeiçoá-lo . Parabéns NA5.

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  9. Importante retomar, sobretudo porque estamos falando de diversidade cultural, a importância do jogo e do brinquedo como produtos culturais e colocá-las como situações de aprendizagem.
    "Homo ludens", "A produção cultural para a infância" e Walter Benjamin são algumas leituras que podem auxiliar na reflexão sobre os jogos e os brinquedos.
    E ao falarmos em brincadeiras também podemos pensar no site da brinquedoteca da PUC-SP.

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  10. Oi gente^^)
    então goste do blog! parabéns para as meninas que montaram o blog e postaram as atividades, pois deve ter dado um trabalhão!!
    Com relação as brincadeiras, gostei muito de conhecer um pouquinho,só achei uma pena pois não colocamos outras birncadeiras de outras regiões.
    E achei interessante as músicas, que englobam outos conceitos, e podemos trabalhar de diversas formas e com diferentes materiais e recursos.

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  11. É uma pena que o jogo hoje em dia esteja deixando de fazer parte do cotidiano das escolas de ensino fundamental. Cada vez mais as professoras deixam de utilizar os jogos, forçando aos alunos a permanecerem sentados, ouvindo as explicações e realizando exercícios. O uso dos jogos enriqueceria muito a aprendizagem das crianças, podendo ser utilizado em todas as disciplinas como uma forma alternativa de se ensinar os conteúdos. Os jogos não devem acontecer apenas no recreio...

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  12. Nossa,que legal o texto de vocês. Nem imaginava que através de um jogo simples como "mamãe, posso ir" a criança pode aprender tanto. Mas realmente o jogo é uma ferramente muito legal de aprendizagem, pois a criança não se dispersa, pelo contrário, quer jogar mais.

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  13. Parabéns aos autores do blog e aos alunos que o visitaram e postaram comentários. É muito bom ver uma proposta de trabalho pedagógico "criar pernas e sair andando". Fico feliz porque conseguimos fazer funcionar uma comunidade virtual de verdade!

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  14. Parabéns pelo blog!
    Adorei o design e os artigos. Gostaria de ressaltar o quanto é importante o professor ter a consciência de que brincadeiras, danças e músicas devem fazer parte do seu projeto pedagogico pois estas manifestações interferem na formação social de cada um. Este tema diversidade cultural é muito interessante já que vivemos em uma sociedade globalizada e com anseios diferenciados, possibilitando assim uma flexibilidade maior ao professor.

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  15. Parabéns pelo Blog,um informativo interessante.O jogo ajuda às crianças no seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social.Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades, provocamos o funcionamento do pensamento, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e emocionalmente. Todo aprendizado que o brincar permite é fundamental para a formação da criança em todas as etapas da sua vida.
    Brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa. Patricia MA5

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  16. O jogo é um instrumento que pode facilitar muito a aprendizagem, porque ao memsmo tempo em que a criança vai querer brincar, ela vai aprender o conteúdo.
    É a partir do movimento, do jogo e da dança que a criança se desenvolve diversos fatores fundamentais em sua formação.

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  17. Adorei a proposta da aula com a música da Lagarta e da Borboleta! As crianças adoram essa música e é sempre muito bom utilizar diferentes recursos para ensinar, nesse caso dá para trabalhar os animais e a transformação da lagarta em borboleta o que é fascinante!!

    Parabéns!

    Beijos

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  18. A proposta dos jogos é muito interessante, pois através deles as crianças se expressam de uma maneira diferente e com mais liberdade do que se fosse em um modelo tradicional.
    Outro ponto interessante é as crianças conhecerem um pouco os diferentes jogos de cada região.

    Parabéns pelo trabalho!!

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  19. gostei muito do blog, gostei muito dos jogos e acho super importante falar sobre as brincadeiras, pois cada vez mais as crianças estão ficando em frente do computador e deixando de conhecer outras maneiras de diversão!
    bjussss
    Marcela ma5

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  20. E um tema muito legal de se fala e de se estudar ,gostei muito

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