sexta-feira, 28 de maio de 2010

Diversidade Cultural - Culinária

Região Norte:

Macaxeira é o nome pelo qual é conhecida uma espécie comestível e mais largamente difundida do gênero Manihot , composto por diversas variedades de raízes comestíveis.

Bolo de Macaxeira


Ingredientes

  • 1 kg de macaxeira (descascada e picada)
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 3 ovos inteiros
  • 1 xícaras de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 pacote de côco ralado
  • 1 garrafa de leite de côco de 200ml
  • 2 xícaras de leite de vaca
  • 1 pacote de queijo ralado de 50gr
  • 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes no liquidificador, juntamente com a macaxeira picadinha e bata aos poucos.

Unte uma forma e despeje a mistura. Leve ao fogo até dourar todo por igual.

Está pronto!

Região Nordeste



Baião de dois:



Surgiu no Sertão, no período das secas quando as pessoas passavam por grandes dificuldades. Nesse período havia escassez de alimento, não podendo ocorrer desperdício. Desta forma, se uniu o arroz, o feijão, o queijo coalho e a carne seca, criando um prato só chamado Baião de dois.


Receita

Ingredientes:


  • 1/2 kg de feijão verde
  • 1 paio cortado em rodelas
  • 2 tabletes de caldo de carne
  • 1 cebola ralada
  • 1 dente de alho amassado
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 1/2 colher (sopa) de coentro picado
  • 2 xícaras e 1/2 (chá) de arroz lavado e escorrido
  • 150 g de queijo de coalho cortado em fatias finas

Modo de preparo:

  1. Deixe o feijão de molho de véspera
  2. No dia seguinte cozinhe-o juntamente com o caldo de carne e 2,5 litros de água fria
  3. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora
  4. Em outra panela doure a cebola e o alho, no óleo
  5. Junte o coentro e o arroz e refogue bem
  6. Acrescente o feijão já cozido, juntamente com o caldo
  7. Misture bem, tampe a panela e deixe cozinhar até que o arroz fique cozido, úmido e com consistência cremosas
  8. Cuba o arroz com as fatias de queijo
  9. Tampe a panela novamente e deixe que o vapor derreta o queijo
  10. Sirva acompanhado de carne-de-sol frita ou assada

Região Cento Oeste


Pequi:











Pequi é uma fruta muito consumida no Centro Oeste, um dos motivos é o seu sabor agradável e também seu valor nutricional. Atualmente, a fruta é utilizada de variadas formas: Cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carne, no leite.


Como comer pequi?

Ele deve ser comido apenas com as mãos, jamais com talheres. Deve ser levado a boca para então ser "raspado” cuidadosamente com os dentes, até que a parte amarela comece a ficar esbranquiçada, ou os espinhos possam ser vistos.

Nunca jogue os caroços no chão: eles secam rápido e os espinhos podem se soltar. A propósito, a castanha dentro do caroço é uma delícia; para comê-la, basta deixar os caroços secarem por uns dois dias e depois torrá-los.

Receita

Arroz com Pequi

INGREDIENTES

1/4 de xícara de chá de óleo ou banha de porco

1/2 litro de pequi lavado

2 dentes de alho espremidos

1 cebola grande picada

2 xícaras de chá de arroz

4 xícaras de chá de água quente

Sal a gosto


Pimenta-de-cheiro ou Malagueta a gosto

Salsinha, cebolinha picada a gosto


MODO DE PREPARO:

Coloque o pequi no óleo ou gordura fria (se usar o fruto inteiro, não é preciso cortar, mas cuidado com o caroço). Acrescente o alho e a cebola e deixe refogar em fogo baixo, mexendo sempre com uma colher de pau para não grudar na panela, e respingue um pouco de água quando for necessário. Quando o pequi já estiver macio e a água secado, acrescente o arroz e deixe fritar um pouco. Junte a água e o sal. Quando o arroz estiver quase pronto, coloque a pimenta-de-cheiro ou malagueta a gosto. Na hora de servir, polvilhe o arroz com salsa e cebolinha e um pouco de pimenta.


Região Sudeste



A culinária do Sudeste é muito rica e diversa, variando de estado para estado. No Rio de Janeiro a comida típica é a feijoada. Minas Gerais tem uma das cozinhas mais expressivas do país, incluindo pratos como o pão de queijo, tutu de feijão, feijão tropeiro, angu, etc. No Espírito Santo, o prato típico é a moqueca. São Paulo não possui uma cozinha típica, dado que cada comunidade de imigrantes manteve seus hábitos alimentares, muito embora a influência italiana seja predominante. O prato mais consumido em São Paulo é a pizza.


Pão de queijo é muito apreciado pelos brasileiros, principalmente em Minas Gerais. Geralmente, o pão de queijo é consumido no café da manhã e no lanche da tarde, acompanhado por café puro ou com leite.


Além de ser fácil de preparar, o pão de queijo é saboroso e relativamente barato. Com 15 reais, é possível fazer até 100 pães.


Se você não sabe como fazer pão de queijo, ou já tentou e a receita não deu muito certo, acompanhe como fazer seguindo a receita abaixo.


Receita de Pão de Queijo:








Ingredientes: Modo de preparo:

- 4 copos (americano) de polvilho Coloque o polvilho em uma vasilha.

- 3 copos (americano) de queijo ralado Ferva a água, o óleo e o sal e despe-

- 2 copos (americano) de água je por cima do polvilho. Misture até

- 1 copo (americano) de óleo amornar. Acrescente o queijo e mis-

- 1 colher (sopa) rasa de sal ture. Vá colocando os ovos um a um

- 6 ovos inteiros (aproximadamente) até o ponto de enrolar. Asse em forno médio até corar.

Região Sul

Na culinária do sul, podemos destacar os efeitos benéficos encontrados na erva do chimarrão e no vinho, além do arroz carreteiro, da cuca e do churrasco (típicos do Rio Grande do Sul). Em Santa Catarina destacam-se os pratos a base de camarão, o marreco com repolho roxo e a bijajica. No Paraná, os pratos mais típicos são arroz com pinhão, barreado e o carneiro no buraco.


Cuca Tradicional de Chocolate:








Ingredientes

Massa:

· 1 kg de farinha de trigo (menos uma xícara)

· 1 xícara de açúcar

· 1 pitada de sal

· 2 envelopes de fermento

· 3 colheres de sopa de margarina

· 3 ovos

· 1 copo de leite morno



Recheio:

· Chocolate, leite e açúcar a gosto.

Cobertura de farofa:

· Margarina gelada, açúcar, farinha de trigo e raspas de casca de limão (opcional).

Modo de Preparo

Massa:

  1. Prepare a massa conforme método de fazer pão e deixe-a crescer até dobrar de volume.
  2. Depois da massa ter crescido, amasse-a novamente e corte em três partes iguais.
  3. Abra cada parte com o rolo, coloque o recheio (que deve ser firme para não vazar da massa) e enrole, fechando bem as laterais.
  4. Coloque as cucas enroladas em formas de pão e deixe-as crescer novamente
  5. Depois de bem crescidas, pincele-as com gema ligeiramente batida e coloque a farofa por cima.
  6. Levar ao forno previamente aquecido.

Recheio:


1.Misturar os ingredientes até engrossar bem.

Farofa para cobertura:

Misturar os ingredientes com um garfo.

Informações Adicionais

Dica: Coloque uma bolinha da massa em um copo com água.
Após a bolinha subir, as cucas poderão ir ao forno.


Atividade



Coloque o nome das receitas dentro das cinco regiões do Brasil.

16 comentários:

  1. A primeira coisa que me chamou atençao neste link foi a macaxeira! Na primeira vez que fui para o Nordeste, mais especificamente para Recife, percebi como lá se come macaxeira. Porém, logo depois fiquei sabendo que era o mesmo que mandioca! E lendo a receita, nao é o que parece (pela descriçao do alimento). Depois o pequi e alguns alimentos da regiao Sul foram novos pra mim, como também seriam para os alunos. Com as receitas é possivel desenvolver projetos e discussoes sobre as regioes.
    Este foi o link mais gostoso! :D
    Um abraço,
    Katherine Gatos

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  2. É impressionante como cada pedaço do Brasil tem suas próprias características,muito diferenciadas até, mesmo se tratando de um mesmo país. E trabalhar isso em sala de aula é fundamental para as crianças terem uma pequena noção de quantas culturas diferentes temos no nosso país.

    Márcia Saccomani

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  3. Trabalhar com a culinária, além de ser muito gostoso é muito produtivo! Não tem criança que não se diverte enquanto prepara alguma receita, e, com a proposta sugerida, elas não só se divertirão, como ao mesmo tempo, estarão aprendendo características das diferentes regiões do nosso país!

    Priscila (MA5)

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  4. Que delicia de blogg!!
    Obrigada pelas sugestoes tao completas e interdisciplinares! Isso nos ajuda a nao tendermos a unilateralidade!

    Parabens

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  5. Muito gostoso!!!
    A proposta é fazer com que nossos alunos possam experimentar cada pedacinho do Brasil, fica muito clara a intenção de introduzir a cultura gastronomica de cada região.Adorei

    Tatiane Ferrarezi

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  6. Adorei as sugestões de receitas e imagino como seria interessante se as crianças pudessem prepará-las e degustá-las. Além de muito gostoso as crianças poderiam emitir suas opiniões a respeito dos pratos e também explorariam diversas habilidades, como: Matemática, Língua Portuguesa e Conhecimento de Vida Prática.
    Devo admitir que com este post também adquiri um conhecimento para ser colocado em prática assim que for possível: Como comer o pequi.... amei a sugestão !

    Beijos,
    Isabel Maschio Hammoud

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  7. Nossa, só de ler esse post me deu fome...hehe!Poxa, achei muito legal saber como surgiu o baião de dois, que eu amo comer!
    Culinária é um instrumento tão legal de ser usado na aula, pois é possível trabalhar a interdisciplinaridade. Além do que, as crianças sempre amam fazer a receita e ver o resultado depois, e claro, comer tbm!

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  8. Essas informações são excelentes, enriquecem nossos saberes sobre a diversidade cultural na culinária e nos ensinam como fazer essas delícias. As crianças vão adorar preparar as receitas ( eu também!)

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  9. As escolas têm trabalhado bastante com a culinária na Educação Infantil. Achei muito interessante explorarmos a brincadeira com as palavras (ao longo da receita) que mudam de região para região . Por que só falar mandioca se posso dizer macaxeira também?

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  10. Achei muito bom pois conheci um pouco da culinária de cada região, e seria muito interessante trabalhá-las em sala de aula, pois realmente as escolas têm trabalhado com a culinária. E ficou muito bom pois além da receita e de como preparar, há explicações sobre o nome, e o contexto.

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  11. Acho que o trabalho ficou extremamente incompleto. Para ficar bom seria necessário que todas as receitas fossem preparadas e distribuídas (gratuitamente) a todas as colegas de sala para que pudéssemos experimentar (rsrsr).
    Parabéns! O trabalho de vocês ficou muito legal. Ao trabalhar com a culinária com as crianças, é possível mostrar para os alunos as diferenças na cultura de cada região, além de tradições e costumes.

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  12. Gostei muito de saber que o baião de dois foi acriado diante de uma adversidade. Não poderiam inventar solução mais nutritiva!!! Gostei muito das receitas, mas ficou faltando dizer que macaxeira é o mesmo que mandioca e aipim. Só para localizar as pessoas que não sabem.

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  13. Eu já comi bolo de mandioca e nosso garantir que é uma delicia!!! Adorei as receitas

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  14. Acho muito elgal trabalhar com a culinária!
    É possivel trabalhar várias coisas!!
    Na escola que trabalho fizemos brigadeiro e escrevemos a receita sem usar palavras, mas sim desenhos e números, na hora de preparar todos ajudaram e ficaram atentos as quantidades dos ingredientes, foi muito legal!!

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  15. Hummmm... que delícia! Além dos sentidos que estamos mais acostumasdos a estimular como a visão e a audição, com certeza, o paladar tem sua grande importância. Ele é significativo e simbólico, por isso a importância de trabalhar com ele e permitir que esse contribua para o cresciomento do sujeito sujeito... em sua plenitude!
    ah... agora só uma sugestão estrutural: penso que falta uma introdução para situar um pouco mais o leitor sobre o material.
    Parabésn pelo trabaho....
    Sophie (MA5)

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  16. Um que delícia!!!
    Temos diferentes pratos especificos do nosso país e tão pouco valorizado!!!
    É muito legal trabalhar com culinária junto com os alunos. Com esse tipo de trabalho podemos desenvolver diversas habilidades como atenção, organização, concentração...
    Parabéns pelo trabalho!!!
    Lidiane

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