sexta-feira, 28 de maio de 2010

Diversidade Cultural - Referências bibliográficas

Referências bibliográficas

Cada escola tem suas histórias e preocupações, o que faz umas serem diferentes das outras. A comunidade escolar é formada por diversos grupos étnicos, cada qual com seus costumes, rituais e crenças. A partir dessas afirmações anteriores, como a educação tem aceitado o desafio de trabalhar a diversidade cultural?

A pluralidade cultural aparece no PCN como tema transversal e nos convida a reconhecer que a sociedade brasileira é multicultural e que existe uma diversidade étnica e cultural dos diferentes grupos sociais que a compõem.

É importante para nós educadores ficarmos atentos à organização do PCN e lermos seu conteúdo, para podermos melhor realizar as nossas atividades, sejam elas na sala de aula ou em outros espaços educativos.

A nosso ver há um tópico que melhor nos chama a atenção no PCN que é “Pluralidade Cultural e a Vida das crianças no Brasil”, dentre tantas outras importantes citações. Além do PCN, apresentamos para você outras referências bibliográficas que poderão auxiliar no planejamento de atividades e contribuir para a sua reflexão enquanto educador.

Artigos

CANDAU, Vera Maria and KOFF, Adélia Maria Nehme Simão. Conversas com... sobre a didática e a perspectiva multi/intercultural. Educ. Soc. [online]. 2006, vol.27, n.95 ISSN 0101-7330.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt&pid=S0101-73302006000200008

CANDAU, Vera Maria and LEITE, Miriam Soares. A didática na perspectiva multi/intercultural em ação: construindo uma proposta. Cad. Pesqui. [online]. 2007, vol.37, n.132 ISSN 0100-1574.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt&pid=S0100-15742007000300011

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa and CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Rev. Bras. Educ., Ago 2003, no.23, p.156-168. ISSN 1413-2478

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782003000200012&lng=pt&nrm=iso

Referências bibliográficas para pesquisar

Jacques Lambert. Os dois Brasis. Rio de Janeiro, CBPE, 1959, Série Sociedade e Educação.

CANEN, A. Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? Cadernos de Pesquisa, n. 102, p. 89-107, nov. 1997.

Declaração Universal dos direitos humanos

CANDAU, V.M.F. Pluralismo cultural, cotidiano escolar e formação de professores. In: CANDAU, V.M.F. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 237-50.

CANDAU, V.M.F. et al. Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 1996

CANEN, A. Competência pedagógica e pluralidade cultural: eixo na formação de professores? Cadernos de Pesquisa, n. 102, p. 89-107, nov. 1997

________. Formação de professores: diálogo das diferenças. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, v. 5, n. 17, p. 477-94, 1997a.

________. Formação de professores e diversidade cultural. In: CANDAU, V.M.F. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997b, p. 205-36.

COUTINHO, J.M. Por uma educação multicultural: uma alternativa de cidadania para o século XXI. Ensaio, v. 4, n. 13, p. 381-92, 1996

FEATHERSTONE, M. O Desmanche da cultura: globalização, pós-modernismo e identidade. São Paulo: Studio Nobel, Sesc, 1997.

HALL, S. Identidades culturais na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.

________. Formação de professores e diversidade cultural. In: CANDAU, V.M.F. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997b, p. 205-36.

Referências bibliográficas para leitura em sala de aula (In www.alb.com.br/anais16/sem08pdf/sm08ss12_06.pdf):

FTD

BELINKY, Tatiana. Diversidade. Il. Fê.

MACEDO, Aroldo; FAUSTINO, Oswaldo. Luana – a menina que viu o Brasil neném. Il.

O menino e o caboclo – D’água. Il. Rogério Andrade Barbosa. Il. Ana Raquel

Romãozinho. Rogério de Andrade Barbosa. Il. Ana Raquel

RENNÓ, Regina. 500 anos.

ROCHA, Ruth. ... Que eu vou para Angola. ... Il. Claudia scatamacchia.

EDITORA ÁTICA

AZEVEDO, Ricardo. Armazém do folclore

AZEVEDO, Ricardo. Meu livro de folclore.

CHAMLIAN, Regina. A risada do saci. Il. Helena Alexandrino.

COELHO, Raquel. Berimbau.

LACOCCA, Liliana. De onde você veio? Il. Michele Lacocca.

LACOCCA, Liliane. Eu & os outros – melhorando as relações. Il. Michele Lacocca.

MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. Il. Claudius.

MARTINS, Georgina da Costa. Uma maré de desejos

MARTINS, Georgina. No olho da rua. Il. Nelson Cruz.

PORTO, Cristina; AZEVEDO, Jô. Serafina e a criança que trabalha. Il. Michele Lacocca.

ROCHA, Ruth. O amigo do rei. Il. Eva Furnari.

SANTOS, Joel Rufino dos. A botija de ouro. Il. Zeflávio Teixeira.

SANTOS, Joel Rufino dos. Dudu Calunga. Il. Zeflávio Teixeira.

SANTOS, Joel Rufino dos. O saci e o curupira. Il. Zeflavio Teixeira

ALPHEN, Pauline. Do outro lado do Atlântico. Il. Maria Eugênia.

CHAIB, Lídia; RODRIGUES, Elizabeth. Ogum, o rei de muitas faces - e outras histórias

dos orixás.Il. Miadaira.

DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos - Brasil.

DUMONT, Sávia. O Brasil em festa. Il. Demóstenes.

HARLEY, Gail E. O BAÚ DAS HISTÓRIAS (Companhia das Letrinhas).

LIMA, Heloisa Pires. Histórias da Preta. Il. Laurabeatriz.

LUSTOSA, Isabel. A história dos escravos. Il. Maria Eugênia.

PINGUILLY, Yves. Contos e lendas da África. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo:

Companhia das Letras, 2005. (Ilustrações de Cathy Millet).

PRANDI, Reginaldo. Xangô, o Trovão. Il. Pedro Rafael.

PRANDI, Reginaldo. Ifá, o adivinho. Histórias dos deuses africanos que vieram para o

Brasil com os escravos. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. (Ilustrações de Pedro

Rafael).

PRIETO, Heloisa. Mata - contos do folclore brasileiro. Il. Guilherme Vianna.

PRIETO, Heloisa. Lá vem história - contos do folclore mundial. Il.Daniel kondo.

PRIETO, Heloisa. Lá vem história outra vez - contos do folclore mundial. Il Daniel Kondo.

PRIETO, Heloisa. Monstros e mundos misteriosos. Il. Guilherme Vianna.

EDITORA SALAMANDRA

LIMA, Heloisa Pires. A árvore que veio da África. Il. Véronique Tadjo.

MACHADO, Ana Maria. De olho nas penas. Il. Gonzalo Cácamo

ROCHA, Ruth. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Il. Otávio Roth.

ZIRALDO. Coleção todo Pererê, vol. 3.

ZIRALDO. O segredo de mãe Docelina.

EDITORA SCIPIONE

BARBOSA, Rogério. Três contos da sabedoria popular. Il. Rui de Oliveira

CALTABIANO, Mariana. Arca de ninguém. Il. Patrícia Lima. (Não)

CARR, Stella. Arrepiando a pele. Il. Avelino Pereira Guedes.

GALASSO, Lô; MOTT, Maria Lucia. História Cabeluda. Il. Cecília Iwashita.

GILLOT, Laurence. O grupo dos quatro - As crianças do mundo. Il. Régis Faller.

LABBÉ, Brigitte; PUECH, Michel. A justiça e a injustiça. Il. Jacques Azam.

PENTEADO, Maria Heloisa. Uma história de sexta-feira. Il. Eva Furnari.

TAVARES, Ulisses. Aos poucos fico louco. Il. Victor Tavares.

EDITORA DCL

BARBOSA, Rogério Andrade. Como as histórias se espalham pelo mundo. Il. Graça Lima.

BARBOSA, Rogério Andrade. Duula - a mulher canibal. Il. Graça Lima.

BARBOSA, Rogério Andrade. O filho do vento. Il Graça Lima.

BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Um mundinho de paz.

BELLINGHAUSEN, Ingrid Biesemeyer. Personagens encantados.

BEVILÁCQUA, Beto. Um botão negro, outro branco. Il. Mario do Amaral.

Braz, Júlio Emílio. Céu na boca

CANTON, Kátia. Entre o rio e as nuvens. Il. Dudi Maia Rosa.

CANTON, Kátia. Brasil, olhar de artista.

FRANCA, Marina. As descobertas de Paulinho na metrópole. Il. Marcelo D'Salete.

GODOY, Célia. Ana e Ana. Il. Fé.

MARTINS, Georgina. O menino que não se chamava João e a menina que não se

chamava Maria. Il. Victor Tavares.

MIGUEZ, Fátima. Quando o sabiá canta, nossos males espanta. Il. André Neves.

MIGUEZ, Fátima. Em boca fechada não entra mosca. Il. Graça Lima.

MIGUEZ, Fátima. Paisagens brasileiras. Il. Pedro Rafael.

OLIVEIRA, Ieda. Brasileirinho - história de amor do Brasil. Il. Luis Dias.

ROSA, Sônia. Cadê Clarisse.

ROSA, Sônia. Lá vai o Rui.

.Júlio Emílio Braz (ler e verificar)

EDITORA PAULINAS

ARAÚJO, Luiz Fernando Abreu. O milagre de natal. Il. Gerson Conforti.

ARRABAL, José. O livro das origens. Il. Andréa Vilela.

ARRABAL, José. Lendas brasileiras, norte, nordeste e sudoeste. Il. Sergio Palmiro.

ARRABAL, José. Lendas brasileiras, Centro-oeste e sul. . Il. Sergio Palmiro.

BARBOSA, Rogério Andrade. Contos africanos pra crianças brasileiras. Il. Mauricio

Veneza.

BELINKY, Tatiana. Dez sacizinhos. Il. Roberto Weigand.

BORGES, Joaquim. Conceição de Vila Rica. Il. Denise Nascimento.

FERREIRA, Hugo Monteiro. Benedito. Il. Douglas Barzon.

LIORBANO, Silvio Valentin. Carol Carolina e o lado escuro da lua. Il. Marta Neves.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Os reizinhos de Gongo. Il. Graça lima.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Histórias trazidas por um cavalo-marinho. Il. Denise

nascimento.

BAG, Mario. 13 lendas brasileiras.

POSSATI, Neusa Jordem. Ciça. Il. Renato Alarcão.

ZATZ, Lia. Tarcila.

Outras referências:

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a cultura. Trad. Marcus Vinicius

Mazzari. Campinas: Summus, 1984.

BERND, Zilá. Racismo e anti-racismo. São Paulo: Moderna, 1994.

_____. Negritude e Literatura na América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1987.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil. São Paulo: Moderna, 2000.

DEBUS, Eliane. Monteiro Lobato e o leitor, esse conhecido. Florianópolis: UFSC/UNIVALI,

2004.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o

Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF, julho de 2004.

ISER, Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: LIMA, Luiz

Costa (org.). A Teoria da literatura em suas fontes . Vol. II, 2.ed. Rio de Janeiro: F. Alves, 1983.

P.384-416.

JAUSS, Hans Robert. A história da Literatura como provocação a teoria literária. Trad.

Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

LAJOLO, Marisa. Infância de papel e tinta. FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). História

social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2001.

_____; ZILBERMAN, Regina. Histórias e histórias da Literatura Infantil brasileira. 8. ed.

São Paulo: Ática, 1997.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil. Identidade nacional versus

identidade negra. Petrópolis: Vozes, 1999.

PERROTTI, Edmir. Um Discurso Colonizado(r): reflexões sobre a literatura infantil. In:

CUNHA, M. A. Antunes da. Literatura Infantil, teoria e prática. São Paulo: Ática, 1997.

SERRA, Elizabeth D’Angelo (org). Ética, estética e afeto na literatura para crianças e

jovens. São Paulo: Global, 2001.

SOUSA, Andréia L. Nas tramas das imagens: um olhar sobre o imaginário da personagem

negra na literatura infantil e juvenil. São Paulo, 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) –

Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.

________. Personagens Negros na Literatura Infantil e Juvenil. In: CAVALLEIRO (org.).

Racismo e Anti-Racismo na Educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

6 comentários:

  1. Adriele NA5: Meninas,o blog esta ficando muito bom, parabéns! Senti falta de dicas de passeios culturais, como parques, museus, teatros. Que tal falar sobre a biblioteca construida no antigo Carandiru? É um espço bem interessante. Beijos

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  2. Olá Pessoal !
    Gostei muito do post. Os artigos trazem uma boa visão sobre a dificuldade de trabalhar a diversiadade cultural em sala. Porém acredito que o problema vai além da globalização. Creio que enquanto cada um de nós não for capaz de aceitar e respeitar em nossas vidas as tantas formas de cultura que somos expostos, não conseguiremos trabalhar este tema com nossos alunos.

    Beijos,

    Isabel Maschio Hammoud

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  3. Tenho orgulho do nosso blog. Essa ideia de acrescentar essas referências bibliográficas para pesquisa são maravilhosas porque os professores que visitarem este post pode aceitar as sugestões e ampliar seu conhecimento sobre o tema do nosso blog - para não ficar só com o PCN.

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  4. É uma pena que não consegui abrir os artigos aqui... Parece que a página está indisponível... Vou tentar acessar em algum outro momento para poder lê-las. Contudo, fica ai uma dica: será que não é interessante colocar os artigos na própria página do blog, citando sua bibliografia, para que se a página fique indisponível, as pessoas possam continuar lendo as informações?

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  5. Parabéns pessoal!!
    Nosso blog ficou demais!!
    Adorei!!
    Os temas são super interessantes!!

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  6. Algumas ideias me interessaram muito. Primeiramente, parabenizo-os pelo exepcional trabalho e conteúdo referente a um assunto abordado. Chamou-me muita atenção a sugestão sobre a música da lagarta e borboleta e o trabalho abordado a partir disto. O discernimento de formas e metodos para transmissão dos conceitos que esta proposta aborda. Sugestões práticas são de grande valia perante tais propostas.

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