sexta-feira, 28 de maio de 2010

Diversidade Cultural - Informações Geográficas

INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DO BRASIL


Regiões Brasileiras

1 • Centro-Oeste, 2 • Nordeste, 3 • Norte, 4 • Sudeste, 5 • Sul



As Regiões do Brasil são divisões que têm caráter legal e que foram propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1969. O IBGE levou em consideração apenas aspectos naturais na divisão do país, como clima, relevo, vegetação e hidrografia; por essa razão, as regiões também são conhecidas como "regiões naturais do Brasil". Há uma pequena exceção com relação à região Sudeste, que foi criada levando-se parcialmente em conta aspectos humanos (desenvolvimento industrial e urbano).



Cada um destes grupos é uma região, e as regiões brasileiras são:


Região Centro-Oeste

Compõe-se dos estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal. Possui um território de 1 604 852 km2 (18,9% do território nacional). Sua população é de cerca de 12 milhões de habitantes.


Região Nordeste

Compõe-se dos estados: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Possui um território de 1 556 001 km2 (18,2% do território nacional), dentro dos quais está localizado o Polígono das secas. Sua população é pouco superior a 50 milhões de habitantes.


Região Norte

Compõe-se dos estados: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins. Possui um território de 3 851 560 km2 (45,2% do território nacional), e uma população pouco superior a 14 milhões de habitantes, o que faz dela a região com menor densidade demográfica.


Região Sudeste

Compõe-se dos estados: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Possui um território de 927 286 km2 (10,6% do território nacional). Sua população é de cerca de 77 milhões de habitantes.


Região Sul

Compõe-se dos estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Possui um território de 575 316 km2 (6,8% do território nacional) e sua população é de mais de 26 milhões de habitantes.

Os limites das regiões sempre coincidem com limites de estados, não havendo estados que se espalhem por duas regiões.

A área correspondente ao estado de Tocantins (integrante da região Norte), por ter sido originária do desmembrado de Goiás (Centro-Oeste), foi a última alteração na delimitação das regiões brasileiras.

Atualmente, muitos geógrafos e cientistas sociais preferem a divisão geoeconômica proposta por Pedro Pinchas Geiger em 1967, que leva em conta os aspectos naturais e humanos. Essa divisão consiste de três regiões e suas fronteiras não coincidem com as fronteiras estaduais, a saber: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

Fonte: pt.wikipedia.org //

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil/regioes-brasileiras.php


Conhecer o Brasil é o primeiro passo para a cidadania. Vamos nessa?



O território brasileiro pode ser analisado de várias formas:

-
Brasil no mundo: a posição do nosso país no continente americano e em relação aos outros países

- Divisão territorial: as diversas formas de se dividir o espaço brasileiro para estudá-lo

- Relevo e Clima: as características físicas do nosso território

- Fauna e Flora: os animais e vegetais típicos do Brasil

- Ecossistemas: os diferentes tipos de ambiente encontrados em nosso país

- Recursos Minerais: as riquezas minerais do nosso território.

VIAJE NO SITE ABAIXO e obtenha mais informações sobre os aspectos acima:



http://www.ibge.gov.br/7a12/conhecer_brasil/default.php





12 comentários:

  1. Achamos que informações geográficas foram abordadas de uma maneira diferente de fácil entendimento e que desta forma e uma outra maneira de abordar o tema, podendo expandir a partir do mesmo.Parabéns.Isadora e Montserrat

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  2. Trabalhar com as diversas formas pelas quais o Brasil pode ser analisado é uma atividade bastante enriquecedora, principalmente porque, assim, podemos criar novas divisões para o nosso país, não nos atendo apenas aos Estados e Regiões. Este trabalho envolverá, desta forma, uma grande atividade de pesquisa, o que pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos nossos alunos, bem como um trabalho conjunto entre várias disciplinas.
    Parabéns pela proposta que foi elaborada,
    Priscila (MA5)

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  3. Importante frisar a composição dos estados na postagem, estão muito bem sintetizados e de acordo com cada região, tornando assim o fácil entendimento para crianças. O blog em si esta muito interativo e com uma proposta muito eficiente. Bons educadores saíram daqui.

    Vanessa NA5

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  4. A abordagem ficou simples e bem interativa e na fase escolar é muito importante fazer com que as crinças conheçam e reconhecem as diferentes regiões de seu próprio país.

    TAtiane Ferrarezi

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  5. Gostei muito das informações claras, objetivas e úteis trazidas neste post. E acho muito importante a mensagem de conhecimento para gerar cidadania, pois ninguém é capaz de cuidar bem do que nem sabe que tem.

    Beijos,

    Isabel Maschio Hammoud

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  6. Esse mapa das regiões geográficas e tudo que ele aponta fizeram eu relembrar minhas aulas de geografia no liceu...
    É interessante notar a imensidão do nosso Brasil que não é só um, mas diversos "Brasis" e a diversidade advinda disso.
    Cada região de nosso país possui características bem marcantes tanto culturais, quanto em relação ao próprio clima, relevo, pluviometria e assim por diante.

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  7. Adorei as informações deste post: de vez em quando darei uma olhada pra lembrar quais estados compõem cada região do país (são dados geográficos que infelizmente muitos brasileiros esquecem no decorrer da vida).

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  8. As informações ficaram bem claras e faceis de entender. Não lembro de ter aprendido todas essas informações desta forma, mas só em cima de muitas cópias de mapas. Acho que assim também fica muito mais rico e mais interessante para os educandos.

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  9. isto me lembra minhas aulas de geografia... quantas vezes não copiei este mapa em papel vegetal e depois o pintei, com lápis de cor, enquanto assistia pica-pau e castelo rá-tim-bum? Depois de tanto tempo repitindo a mesma atividade, sem sentido, os traços já deslizavam no papel sem que eu ao menos precisasse olhar atentamente para o mapa desenhado no livro. Me dou conta de que essas atividades foram inúteis e não me fizeram aprender nada... Este é um tema extremamente importante e deve ser trabalhado com as crianças de forma que elas entendam a importância de se ver o Brasil em regiões. Se for só desenhar o mapa, não vale...

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  10. Assim como a Lais, eu também pintei mapas sem saber por quê. Não me lembro da professora ter explicado o motivo do mapa ser dividido em cinco regiões. Achei a proposta de análise do mapa muito completa, abrange vários pontos importantes para o aluno, tais como: clima, fauna, ecossistema, recursos minerais. Seria interessante falar também de desenvolvimento humano, pois sabemos que fatores como, clima e recursos naturais influenciam no aspecto humano.

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  11. Parabéns.... o blog de vcs ficou bem interessante!
    Ensinar envolve muita dedicação e comprometimento, essa é uma forma bacana de explicar porque há divisões em relação ao território.
    Gostei muito, e gostaria de deixar uma sugestão, a USP tem um parque todo voltado para questão geográfica e física o parque do CIENTEC, lá os alunos tem acesso a diversos materiais, inclusive mapas interativos...
    Para quem tiver interesse é só ligar (11) 5077-6312 ou 5073-0270 para escolas públicas o passeio é grátis, levei meus alunos lá e eles adoraram!!!!

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  12. Entrem vcs também no nosso blog turma MA5 de pedagogia da PUC-SP o endereço é http://mporanga.blogspot.com/

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