sexta-feira, 28 de maio de 2010

Diversidade Cultural - Música









Asa Branca

Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira


Quando oiei a terra ardendo

Qual a fogueira de São João

Eu preguntei a Deus do céu,ai

Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia

Nem um pé de prantação

Por farta d'água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

"Intonce" eu disse adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas légua

Numa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim vortar pro meu sertão

Quando o verde dos teus óio

Se espanhar na prantação

Eu te asseguro não chore não, viu

Que eu vortarei, viu

Meu coração


Curiosidades sobre a ave Asa Branca



  • Família: Columbidae Espécie: Columba picazuro

  • Comprimento: 34 cm. Uma das maiores espécies da família no País. Presente do Nordeste ao Rio Grande do Sul, e também na Bolívia, Argentina e Paraguai. Comum em campos com árvores, áreas urbanas, cerrados, caatingas e florestas de galeria. Freqüentemente encontrada no solo. Após o período reprodutivo associa-se em bandos, executando migrações.

  • Faz ninho em árvores ou no solo. Põe 2 ovos brancos, os quais são encubados entre 16 e 19 dias. Conhecida também como pomba-trocal, pomba-trocaz, pomba-carijó (Rio Grande do Sul), pomba-verdadeira, pomba-asa-branca e pombão.

Fonte: http://www.piracuruca.com/passaro_texto.asp?codigo=46


Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula?


Desenvolver a criticidade sobre a música, relação entre a matemática e a musica, identificação dos instrumentos musicais, e a música como linguagem universal.


Estratégias e recursos da aula


Aula: Instigar os alunos sobre os sons e verificar suas habilidades na identificação dos instrumentos musicais, e sugerimos os recursos disponível no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=cGDJ-oWQ3_o

















A Borboleta e a Lagarta

Compositor(es): Desconhecidos



Lá lá lá, lá, lá vai uma lagarta

Tá tá tá sempre a mastigar

Nhac, nhac, nhac como está com fome

Come come come sem parar

Lá,lá,lá lá lá, lá vai borboleta

Tá tá tá livre a voar

Flap, flap, flap cor de violeta

Uma flor voando pelo ar

Flap Flap Flap flap Flap Flap flap

Nhac, nhac, nhac, nhac

Será que a borboleta lembra que já foi uma lagarta?

Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?


Link para música: http://www.youtube.com/watch?v=LrhhhFnzZ20


Leitura Complementar

Transformou-se


O destino da lagarta é virar borboleta, é evoluir.


Esta metamorfose é bem dolorosa para a borboleta, não pelo processo em si, uma vez que a lagarta “morre” para si mesma, vivendo enclausurada em seu casulo, mas sim na hora em que o mesmo se abre.

O esforço é grande para rasgá-lo, e mais tarde, outro esforço é exigido, quando as asas precisam ser estendidas para que sequem totalmente.


Transforma-se então, é se esforçar.


Metaforicamente, é morrer para aquilo que já não serve mais e partir para um novo patamar.


Haverá perda, mas em contra-partida, ganhos surgirão.

É inevitável, é o curso da vida.


O rio flui.


A vida de uma lagarta não tem muita graça, pois, pesada, só rasteja, comendo folhas. Jaz ali, tão limitada...


http://asloucass.blogspot.com/2010/05/lagarta-e-borboleta.html



Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula?

Desenvolver a criticidade sobre a música, relação entre a matemática e a musica, identificação dos instrumentos musicais, e a música como linguagem universal.



Estratégias e recursos da aula


Usar a música como suporte para explicar às crianças as fases pela qual passam os animais e até o ser humano. Usar o vídeo para ilustrar as mudanças de fase da borboleta. Vídeo no you tube: http://www.youtube.com/watch?v=LrhhhFnzZ20




Memória viva Guarani, disponível em http://www.funai.gov.br/


“O Cântico das Crianças. O Guarani sempre teve um cântico. Geralmente um cântico que fala da cultura, da religião, da travessia da Terra Sem Male. Também fala dos pássaros. Esses cânticos representam para nós o cântico da paz. No casamento, tinha esse cântico das crianças. E, quando as crianças nascem, também tem o cântico. Tudo tem significado para o guarani. Por exemplo, o cântico da criança. Amanhecendo o dia, todas as crianças cantavam estes cânticos tradicionais que estão no CD. Os mais velhos ensinavam as crianças a cantar e explicavam qual é a importância, qual o significado daquele cântico. Por exemplo, dos pássaros. Deus pôs cada um no seu lugar. Os pássaros são aves, são seres animais. Os pássaros não falam, mas têm o mesmo sentimento do ser humano. Eles têm chefe dos pássaros dentro da mata. Eles são como nós. Nós temos o pajé que é chefe espiritual dentro da nossa cultura. Os pássaros também têm. Deus fez os seres humanos. Só que cada um diferente um do outro. Principalmente a língua. No Brasil nós temos cento e oitenta nações indígenas. Cada um tem etnia, fala sua própria língua, mesmo sendo índio. Então, cada um, cada etnia é um universo. Assim diz nossa religião. Cada tradição, cada costume, seja dos guarani ou de outros povos, seja dos brancos, ela tem valor. Porque Deus criou para cada nação, para cada etnia, para cada povo, para cada país. Estão ali. Cada costume que a gente tem é uma riqueza que a gente tem. Dá força de Deus. Nós temos nos preocupado não em resgatar, mas em preservar a nossa cultura. Que a gente tem e mantém. Mesmo sofrendo muita pressão.”


Link para todas as musicas do CD


http://www.tradebit.com/filedetail.php/53128567-memoria-viva-guarani


Dados da Aula


O que o aluno poderá aprender com esta aula?

Desenvolver a criticidade sobre a música, relação entre a matemática e a musica, identificação dos instrumentos musicais, e a música como linguagem universal.


Estratégias e recursos da aula


Estimular os alunos sobre os sons e verificar suas habilidades na identificação dos instrumentos musicais. Recursos disponível no you tube em: http://www.tradebit.com/filedetail.php/53128567-memoria-viva-guarani



Hino à Negritude


Eduardo Oliveira


Sob o céu cor de anil das Américas

Hoje se ergue um soberbo perfil

É uma imagem de luz

Que em verdade traduz

A história do negro no Brasil

Este povo em passadas intrépidas

Entre os povos valentes se impôs

Com a fúria dos leões

Rebentando grilhões

Aos tiranos se contrapôs

Ergue a tocha no alto da glória

Quem, herói, nos combates, se fez

Pois que as páginas da História

São galardões aos negros de altivez

Levantado no topo dos séculos

Mil batalhas viris sustentou

Este povo imortal

Que não encontra rival

Na trilha que o amor lhe destinou

Belo e forte na tez cor de ébano

Só lutando se sente feliz

Brasileiro de escol

Luta de sol a sol

Para o bem de nosso país

Ergue a tocha no alto da glória

Quem, herói, nos combates, se fez

Pois que as páginas da História

São galardões aos negros de altivez

Dos Palmares os feitos históricos

São exemplos da eterna lição

Que no solo Tupi

Nos legara Zumbi

Sonhando com a libertação

Sendo filho também da Mãe-África

Arunda dos deuses da paz

No Brasil, este Axé

Que nos mantém de pé

Vem da força dos Orixás

Ergue a tocha no alto da glória

Quem, herói, nos combates, se fez

Pois que as páginas da História

São galardões aos negros de altivez

Que saibamos guardar estes símbolos

De um passado de heróico labor

Todos numa só voz

Bradam nossos avós

Viver é lutar com destemor

Para frente marchemos impávidos

Que a vitória nos há de sorrir

Cidadãs, cidadãos

Somos todos irmãos

Conquistando o melhor por vir

Ergue a tocha no alto da glória

Quem, herói, nos combates, se fez

Pois que as páginas da História

São galardões aos negros de altivez

(bis)


Link para a música http://www.youtube.com/watch?v=My9ZtN-TSrw


Bibliografia:

site: http://www.letras.mus.br/


CD Eduardo Oliveira





Imagem: Hino à Negritude (Cântico à Africanidade Brasileira) - Brasil escola

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Como diria a professora Zeze eu fui alfabetizada com as informaçoes deste link! Eu sempre cantei Asa Branca sem saber que ela era uma ave! Achei muito interessante aprender isto com o blog. Esta semana, em outra disciplina, exploramos a música com outra intençao também e acho válido comntar. Discutimos a importancia desta música para a regiao do nordeste e para sua cultura, outro ponto que seria interessante para tal aula.
    Um abraço,
    Katherine Gatos

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  3. Gostei muito das propostas de atividade e também dos vídeos. Porém achei que as informações ficaram um pouco desconexas. Uma pequena introdução sobre o assunto nos ajudaria a entender melhor a prosposta geral da atividade e a real importância destes conhecimentos na vida dos alunos e também em nossas vidas !

    Isabel Maschio Hammoud

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  4. Gostei bastante das idéias que foram dadas no post! Acho que a música é uma ferramenta importantissima para se trabalhar sobre a diversidade cultural. Através da musica podemos aproximar os nossoas alunos da variadas culturas que existem em nosso país e, principamente, ensina-lás a respeitar e entender a diversidade cultural.

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  5. Acho que a música pode nos trazer uma exata noção da realidade de uma determinada região e dizer muito sobre a cultura de um povo. Uma aula tendo como base uma determinada música é por demais enriquecedora.

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  6. Cara turma NA5,sou Leticia,aluna do MA5 e estou visitando o blog de vcs,que por sinal o achei muito interessante!Logo no início vcs falam da Asa Branca,que é uma ave(eu não sabia disso...Vivendo e aprendendo!).No geral o blog possui muitas postagens belíssimas!
    Abraços

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  7. Eu gostei da ideia de colocarmos músicas de diferentes culturas para que todos entendam que todo tipo de cultura tem arte (música, pintura, desenhos, brincadeiras etc)e assim dá pra trabalhar a diversidade cultural através da arte (música por exemplo) que fica muito prazeroso. É claro que devemos renovar esse post acrescentando outras músicas: ficou faltando o cordel, as músicas do Amazonas, o frevo etc - o post não suportaria tantas informações - mas o importante é lembrar que a música é uma importante e indispensável ferramenta para se trabalhar a diversidade cultural.

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  8. Eu não sabia que a Asa Branca era realmente um pássaro... sempre achei que era apenas um nome fictício que inventaram para a ave...
    Gostei bastante da diversidade de músicas e atividades que vieram à tona com este tema. Mas achei que as músicas ficaram desconexas entre si e eu não sabia onde que o post do grupo chegava ao fim. Talvez faltou uma pequena exploração do tema no início, dizendo que vocês iriam mostrar músicas de diferentes partes do brasil, para que pudéssemos nos situar um pouco melhor. Parabéns grupo!

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